domingo, 11 de março de 2012

Almoço de domingo by myself

Motivada pela visita ao Mercado do Peixe de Niterói com a minha amiga Leila, trouxe uma carne de siri que nem chegou a visitar o congelador: virou ramequim de siri no mesmo dia (quem não tem as casquinhas, faz com ramequim...)


A receita foi retirada do site Rainhas do Lar, com pequenas modificações:


Temperei uns 300g de carne de siri com sal, pimenta do reino moída na hora e algumas gotas de limão. Foi só o tempo de picar 1 cebola roxa pequena, e 1 tomate maduro sem pele e sem sementes, refogar no azeite de oliva honesto, e juntar a carne de siri, que refoga ali rapidinho, e depois recebe um pouco de molho de tomate (eu usei pronto), azeitonas verdes picadas e cheiro verde muito (eu usei salsinha). Quando estava com pouco caldo, abaixei o fogo, e juntei um pouco de creme de soja (mas você pode usar de leite), e um ovo batido (primeiro as claras e depois as gemas). Você terá um creme muito macio e poroso, graças ao ovo batido.

Agora, misture um pouco de farinha de rosca com queijo ralado, deite o creme nas casquinhas de siri (oh! não me diga que não tem!), polvilhe com esta farinha dourada, e leve ao forno pré-aquecido por uns 10 a 15 minutos, no máximo.


As modificações que fiz:
1.       Não coloquei a clara do ovo, pois fiquei com medo de ficar duro (e não achei que tenha feito falta);
2.       Coloquei coentro e cebolinha picados também;
3.       O “creme de soja” eu substiruí por creme de leite (meia caixinha);
4.       Usei polpa de tomate industrializada no lugar do molho de tomate;
5.       Usei pimenta do reino moída na hora E molho de pimenta bem forte, tipo Tabasco.
A única coisa que senti falta foi o azeite de dendê (e eu nem gosto muito), mas acho que fica bastante bom sem ele também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário