domingo, 18 de março de 2012

Almoço de domingo em família

No domingo passado mãe e irmão vieram almoçar e o cardápio improvisado acabou dando certo: arroz, feijão, lombinho assado, salada de tomates e batatas gratinadas (que foram inventadas na hora e certamente serão repetidas).
Nesse dia não houve foto, mas a receita das batatas ainda está fresca na cabeça:
Descasquei batatas grandes e cortei em rodelas de 0,5 cm de espessura. Aferventei-as na água salgada até que ficassem al dente e então escorri. Untei um pirex com azeite e dispus camadas na seguinte ordem: batatas aferventadas, cebolas bem picadinhas (no processador manual), sal e pimenta moídos na hora, fio de azeite e fatias finas de mussarela. Na terceira 'leva', ao invés de mussarela eu polvilhei com farinha de rosca e parmesão ralado. Levei ao forno baixo e deixei que gratinasse bem lentamente (quase 1 hora, pois estava sem pressa).
A cor, sabor e textura do prato ficaram bastante satisfatórios, inclusive para as crianças, cujo paladar às vezes pode ser bastante exigente...
De sobremesa, rocambole de doce de leite, cuja massa veio de uma receita nova (retirada do site Delícias da Calu). Mudei apenas o recheio: como estava com muita pressa, acabei usando doce de leite pronto da Lac mesmo
:

Recheio:
· 2 colheres (sopa) de manteiga
· 1 lata de leite condensado
· 1 xícara (chá) de coco ralado

Massa:
· 6 gemas
· 1 xícara (chá) de açúcar
· 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
· 3 colheres (sopa) maisena
· 1 colher (chá) de fermento em pó
· 6 claras batidas em neve

Modo de preparo:

Recheio:  Forre uma assadeira de 41 x 27,5 cm com papel-manteiga. Misture todos os ingredientes e ponha na assadeira. Reserve.

Massa: Na batedeira, bata as gemas com duas colheres e meia (sopa) de água até espumarem. Junte o açúcar e bata bem. Numa tigela, misture a farinha de trigo, a maisena e o fermento e peneire sobre as gemas batidas. Misture com cuidado. Acrescente as claras em neve, mexendo delicadamente. Ponha a massa sobre o recheio na assadeira. Leve ao forno em temperatura média por 20 minutos. Desenforme com cuidado. Enrole o rocambole e polvilhe com açúcar. Corte e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário