quinta-feira, 19 de abril de 2012

Aniversário de amigos

Dois amigos queridos do trabalho comemoraram aniversário na semana que passou e resolvi levar um pão recheado e um bolo para comemorar.
Algumas batatas baroa 'sorriam' para mim na geladeira e resolvi adaptar a excelente receita de pão de batata tradicional do livro da Clecia Casagrande. Fiz da seguinte forma: cozinhei e espremi 500g de batata baroa. Em seguida juntei 2 ovos, 30g de açúcar (usei 2 colheres e meia de sopa), 20g de sal (usei 1 colher e meia de sopa), 30 ml de óleo, 30g de manteiga (usei uma colher de sopa), 30g de fermento biológico fresco (usei um envelope de 10g do seco). Quando estava tudo bem misturado, fui juntando farinha de trigo até dar o ponto de sovar. Sovei e deixei crescer por 1h30min. Abri então a massa e fiz 2 pães recheados: um com um refogado de linguiça defumada picada com cebola e pimenta calabresa (deitei este recheio em uma "caminha" de mussarela fatiada) e outro, para um amigo muito querido que estava em temporária abstinência de carne, apenas com mussarela e orégano. Enrolei como rocambole e deixei na geladeira até a hora de assar (algumas horas depois). Os pães cresceram bem e pincelei apenas com azeite para corar. Achei que ficaram boa textura, mas algo salgados (colocaria apenas 1 colher de sopa cheia de sal na massa da próxima vez).

Para o bolo usei uma receita conhecida daqui, transcrita seguir:
Base para tortas recheadas
Ingredientes
- 4 ovos
- 1 e 1/2 xícara (chá) rasa de açúcar
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- suco de 1/2 limão (não usei, pois achei que não combinaria com o amendoim do recheio)
- 1 pitada de sal
- 1 xícara (chá) cheia de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) rasa de maizena
- 1 colher (sopa) de fermento
- 4 colheres (sopa) de óleo vegetal
Modo de Preparo
Separe as gemas das claras. Bata as claras em neve (deixa ficar bem dura). A seguir, adicione 1/2 xícara (chá) de açúcar e reserve na geladeira. Bata as gemas com 4 colheres (sopa) de água fervente e acrescente aos poucos 1 xícara (chá) de açúcar, a essência de baunilha, o suco de limão, o sal até obter uma massa fofa e clara. Coloque a massa sobre as claras em neve, peneire sobre ela a farinha misturada com a maizena e, por último, o fermento. Incorpore delicadamente todos os ingredientes acrescentando o óleo. Disponha a massa em uma forma redonda (26cm) de aro removível, bem untada ou forrada com papel manteiga. Deixe assar por 30-35 minutos na parte inferior do forno pré-aquecido. Temperatura: (190ºC); (forno à gás), (175ºC) (forno elétrico).

Recheei e cobri com uma mistura de doce de leite, creme de leite e amendoim moído. O bolo ficou saboroso, mas é quase um pão de ló e achei que pede uma calda ou, alternativamente, que seja servido com sorvete.
As fotos estão num celular que se recusa a funcionar - se ele voltar a dar sinal de vida elas serão postadas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário