domingo, 8 de abril de 2012

Aniversário

Hoje foi dia de Páscoa e aniversário do Pedro e, para comemorar ambas as datas, almoçamos em casa mesmo. Segui o que achava que faria sucesso com o filhote e fui de cardápio bem simples: arroz branco (fresquinho tem seu valor), gourjões de peixe empanados (essa receita eu preciso rever - ficaram tipo doré, e não crocantes como eu queria - culpa dos ovos batidos em excesso?), purê de batata e feijão.

De sobremesa fiz como bolo de aniversário um 'grand gâteau' (versão familiar dos petits gâteaux) com a melhor receita que já experimentei (retirada daqui): 200 g de chocolate meio amargo, 2 colheres (sopa) de manteiga, 50 g de açúcar, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 2 ovos, 2 gemas de ovo
Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria (ou microondas). Bata os ovos e as gemas de ovo com açúcar na batedeira até ficar bem claro. Junte o chocolate derretido e a farinha de trigo, misturando com uma espátula. Unte as forminhas próprias com farinha de trigo e coloque a massa - sem preencher toda a forma. Pré-aqueça o forno (alto) e leve para assar de 5 a 7 minutos (dependendo do forno) até os bolinhos crescerem, mas ficarem com o meio molinho. Desenforme quente, diretamente no prato, acompanhado com sorvete de creme. Dica: para quem quiser congelar, basta colocar a forminha cheia, coberta com filme plástico, no freezer e quando for servir deixar o bolinho voltar a temperatura ambiente antes de colocar no forno. Pode-se congelar o petit gateau cru, direto nas forminhas. Quando quiser, basta descongelar totalmente e deixar o mesmo tempo indicado na receitas.

Na falta da velinha, cantamos parabéns com a vela virtual do iPhone. E agradecemos a Deus pelo presente que é o Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário