domingo, 22 de abril de 2012

Frango Xadrez

Domingo chuvoso, uma preguiça vergonhosa de sair de casa associada à percepção de que eu preciso melhorar meus hábitos alimentares. A saída era preparar um jantar aconchegante, saudável e saboroso em poucos minutos, pois a fome era muita e a tentação de saciá-la com alimentos mais 'imediatos' era grande.
Lembrei-me imediatamente de uma valiosa dica da minha amiga Michelle: o Molho Xadrez Uncle Ben's, que já estava estrategicamente disponível na despensa. Eu já tinha feito arroz branco fresco mais cedo e um franguinho xadrez casaria perfeitamente.

Resolvi fazer uma combinação entre a receita sugerida no rótulo e as instruções de receitas bem avaliadas na internet e preparei desse jeito: piquei meio pimentão verde em cubinhos de 0,5 cm, meia cebola média mais ou menos do mesmo tamanho e espremi um dente de alho. Em uma frigideira de T-fal, aqueci o óleo (pouco, coisa de 1 colher de chá), refoguei a cebola até que murchasse e em seguida acrescentei o alho. Quando pareciam cozidos acrescentei o pimentão verde e deixei que cozinhasse também, pingando um pouquinho de água. Juntei 4 colheres (sopa) do Molho Xadrez, esperei ferver e retirei da panela. Coloquei então na mesma frigideira (vazia agora) o frango (cerca de meio peito em cubinhos), que eu havia temperado com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Deixei dourar e ao final pinguei um pouquinho d'água para que ficasse bem macio. Quando estava no ponto desejado, juntei os legumes com o molho e deixei ferver brevemente só para aquecer.

Só lembrei de tirar a foto quando já tinha comido metade do prato (primeiro dia de dieta é triste...). A refeição atendeu a tudo o que eu queria: aqueceu o estômago e a alma, foi nutritiva, saudável e saborosa. O valor calórico do Molho Xadrez também é bastante razoável para quem conta calorias: 12 kcal/colher de sopa e, vencendo a tentação de juntar os tradicionais amendoins inteiros ao final do processo, acabei comendo um Frango Xadrez delicioso e magrinho :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário