sábado, 21 de abril de 2012

Minha amiga Leila me ligou na quarta-feira de cinzas pela manhã, aconselhando que eu ligasse a TV e visse a receita que estava sendo preparada no Mais Você. Vi e logo veio a inquietude de reproduzir o bolo, cuja receita é a seguinte:

Bolo de Chocolate Recheado de Forno
ingredientes
Recheio
 1 lata de leite condensado
 ½ litro de leite
 2 gemas
 2 ½ colher (sopa) de amido de milho
 150 g de chocolate meio amargo picado
 1 lata de creme de leite

Massa
 100 g de margarina
 2 gemas
 1 ½ xícara (chá) de açúcar
 6 colheres (sopa) de chocolate em pó
 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
 1 xícara (chá) de leite
 1 colher (sopa) de fermento em pó
 2 claras batidas em neve

Cobertura
 300 g de chocolate meio amargo picado

modo de preparo
Recheio
1°- Coloque numa panela 1 lata de leite condensado, ½ litro de leite, 2 gemas e 2 ½ colher (sopa) de amido de milho e leve ao fogo médio até engrossar. Desligue o fogo, adicione 150 g de chocolate meio amargo picado e misture até derreter o chocolate. Deixe esfriar e acrescente 1 lata de creme de leite.
Cobertura
2º- Retire 2 xícaras (chá) de creme de chocolate (feito acima), coloque numa panela e adicione 300 g de chocolate meio amargo picado. Leve ao fogo médio mexendo sempre até o creme deslizar da colher (+/- 6 minutos). Reserve.
3°- Coloque o restante do creme de chocolate num saco plástico e reserve.
Massa
4°- Numa batedeira coloque 100 g de margarina, 2 gemas e 1 ½ xícara (chá) de açúcar e bata bem até formar um creme claro (+/-10 minutos). Desligue a batedeira e adicione 6 colheres (sopa) de chocolate em pó, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de leite e 1 colher (sopa) de fermento em pó e bata até formar uma mistura homogênea (+/- 5 minutos). Desligue a batedeira e acrescente 2 claras batidas em neve e misture delicadamente.
5°- Coloque numa assadeira untada e enfarinhada metade da massa de chocolate (feita acima). Faca um pequeno furo no saco e espalhe o recheio de chocolate levemente sobre a massa e cubra com o restante da massa de chocolate. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por 1 h. Retire do forno e deixe esfriar.
Montagem
6°- Desenforme o bolo num prato de servir, cubra com a cobertura de chocolate (reservado acima), decore com granulado de chocolate e sirva em seguida.
O que fiz diferente: eu não assei o bolo já com recheio, pois não tenho (e nem sei usar) saco de confeiteiro. Assei normalmente, retirei e depois de frio cortei e recheei.
Levei de presente para a Leila, mas achei que o recheio ficou mole para ser usado como fiz (da próxima vez deixarei engrossar mais...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário