sexta-feira, 6 de abril de 2012

Na casa da Leila

A Sexta-feira Santa foi na casa da Leila, amiga querida, que comemorou o aniversário do filho (Pedro), cunhados e sogra - todos na mesma semana!
O ambiente estava tão delicioso quanto a comida e tinha tanta coisa (todas tão gostosas) que foi muito difícil provar de tudo:

(moqueca de peixe, casquinha de siri, escondidinho de bacalhau, bobó de camarão, a mesa de sobremesas e flores lindas)

Bom ter a oportunidade para cozinhar para aqueles de quem se gosta e hoje fui de brigadeiro de copinho de chocolate meio amargo com conhaque, cupcakes de limão, pão de ervas e rocambole de doce de leite:

As receitas:

1. Rocambole de doce de leite: 5 ovos, 1 xícara de açúcar, 1 xícara de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento em pó. Bater as claras em neve e em seguida juntar metade do açúcar; reservar. Bater as gemas com a outra metade do açúcar até clarear e dobrar de volume. Juntar a farinha de trigo e misturar. Juntar o fermento e as claras e misturar levemente. Assar em tabuleiro nº 3 untado e polvilhado. Ao retirar do forno, desenformar em pano de prato polvilhado com açúcar e enrolar ainda quente para manter o formato. Rechear com doce de leite 'afinado' com creme de leite. Polvilhar com açúcar de confeiteiro.

2. Cupcakes de limão (adaptados daqui): 125g de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento, 125g de açúcar refinado, 125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente, 2 ovos, raspas da casca de 1 limão, 2 colheres (sopa) de leite, aproximadamente
Pré-aqueça o forno a 200ºC e forre 12 forminhas de muffin com forminhas de papel.
Em uma tigela média, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte os ovos, um por vez, com um pouquinho da farinha. Bata bem. Adicione a baunilha, fermento e o restante da farinha, misturando. Junte o leite até conseguir uma consistência para “pingar” a massa nas forminhas.A massa vai parecer pouca para fazer os 12 bolinhos, (às vezes é mesmo, dependendo do tamanho da forminha). Asse por 15-20 minutos ou até que eles estejam dourados e assadinhos por dentro – faça o teste do palito se preferir. Retire do forno e coloque os cupcakes sobre uma grelha para esfriarem. Cubra com glacê de limão simples (1 xícara de açúcar de confeiteiro misturado com 1 colher (sopa) de suco de limão).

3. Pão de ervas (retirado daqui): Bater no liquidificador 3 ovos inteiros, 2 xícaras de água, 200 ml de óleo, 4 tabletes de fermento biológico, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de sal, 4 galhos de salsinha com talo, 4 galhos de cebolinha, manjericão (a gosto), orégano (à vontade), 1 dente de alho e 1 cebola pequena. Num recipiente separado colocar 5 xícaras de farinha de trigo e ir jogando a mistura batida no liquidificador aos poucos (no velho estilo buraco no meio e rodando a colher de pau aos poucos). 
Deixar crescer por 1 hora. Depois colocar em forma untada e enfarinhada (uma receita rende 2 formas de bolo inglês bem grandes). Assar em forno médio por cerca de 35 minutos.

4. Brigadeiro de copinho 'de adulto': segui a receita do brigadeiro comum, trocando o chocolate em pó por 100g de chocolate meio amargo e acrescentando, ao final, 1 caixinha de creme de leite e 1 colher (sobremesa) rasa de conhaque - acho que com licor de chocolate ou cacau ficaria melhor, ou mesmo Grand Marnier.

O final da noite vai ser com outra amiga querida, Carol, na lapa, ouvindo (e dançando!) samba de raiz.
Porque quem tem amigos NUNCA está sozinho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário