sábado, 14 de abril de 2012

Três receitas

Já fiz essas três  receitas diversas vezes e são sempre muito bem recebidas:

1. Torta Xodó da Bahia
Massa : 4 ovos, 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 copo de suco de laranja, 1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura: 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite de vaca, 1 vidro (200 ml) de leite de coco
150 g de coco ralado para cobrir (opcional)

Modo de preparo:
Bata as gemas com o açúcar até ficar bem claro. Depois misture alternadamente o suco de laranja (à temperatura ambiente) e a farinha de trigo. Por fim misture delicadamente o fermento e as claras em neve. Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos.
Prepare a cobertura, misturando todos os ingredientes líquidos.
Depois de assado, fure o bolo ainda quente com um garfo e regue com a cobertura. Se quiser cubra com coco ralado.

2. Bolo de banana da Ana Paula
No liquidificador, bata 4 gemas com 4 bananas grandes (uso banana prata) e 3/4 xícara de óleo.
Numa vasilha junte a essa mistura 2 xícaras de farinha de rosca e 2 xícaras de açúcar.
Depois, juntar essa mistura às 4 claras em neve e por fim acrescentar 1 colher de fermento em pó. Colocar em forma untada e enfarinhada (use farinha de rosca ou, se gostar, açúcar com canela) e levar ao forno até passar no teste do palito.

3. Brownies Legítimos da Califórnia (retirada daqui):
Ingredientes
- 6 colheres (sopa) bem cheias de margarina ( sem sal)
- 3/4 xícara (chá) Nescau
- 1/2 xícara (chá) chocolate em pó
- 1 1/4 xícara ( chá) farinha
- 2 xícara (chá) açúcar
- 4 ovos
- 1 colheres (chá) sal
- 2 colheres (chá) extrato de baunilha
- 1 xícara (chá) de chocolate chips (ou chocolate meio-amargo, picado
em cubinhos) ou 1 xícara (chá) de nozes picadas.

Coloque tudo numa vasilha e misture bem, até formar um creme uniforme. Despeje numa assadeira anti-aderente e leve ao forno médio por 40 minutos. Experimente com um palito, em caso de duvidas. O palito deve sair levemente úmido. Se cortar enquanto ainda quente, vai parecer que está cru por dentro, devido a cor marrom escura dentro (brownie) e a casquinha marrom clara por fora, mas não está.  Corte, em quadrados ainda quente e sirva com uma bola de sorvete de creme, ou congele num saquinho de freezer. Para descongelar, coloque um quadradinho num prato de sobremesa e aqueça no microondas, potência alta, por 45 segundos. Sirva com sorvete de creme, ou sozinho, (se tiver feito com chocolate chips ou chocolate picado, os pedacinhos estarão cremosos ao aquecer no microondas). Pode-se também servi-los a temperatura ambiente, como um bolo de chocolate mais encorpado. 

Um comentário:

  1. Esse brownie é maravilhoso! Aliás, as receitas da Aline são excelentes! Posso falar que praticamente todas as receitas de doce que faço e dão certo (porque muitas não deram rsrs)são da Aline. Muitas das sobremesas que como em bons restaurantes não são tao gostosas quanto as da Aline. Por exemplo: o próprio brownie, petit gateau, bolos fofinhos, ... aiaiai! Acho melhor parar de lembrar dessas delícias! Obrigada por me ensinar! bjoss

    ResponderExcluir