sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mousses de chocolate

Ando com uma certa obsessão por mousse de chocolate. A primeira receita, do chef Olivier Anquier, eu ainda não testei. A segunda é a minha receita velha de guerra, que sempre deu super certo:

Mousse de chocolate do Olivier Anquier
Para 6 pessoas
Ingredientes:
250g de chocolate amargo (raspado)
250g de manteiga
100g de açúcar
5 ovos
Canela em pau
Sal (1 pitada)

Modo de preparo:
Coloque em uma panela o chocolate, a manteiga e dois pedacinhos de canela. Deixe em banho maria. Separe as gemas das claras em duas tigelas. Bata as gemas com o açúcar até ficar uma mistura branca. Bata as claras com uma pitadinha de sal. Quando o chocolate estiver todo derretido, misture as gemas, sem parar de mexer. Em seguida, acrescente as claras e mexa fazendo movimentos de cima para baixo com a colher. Deixe na geladeira por no mínimo 4 horas antes de servir.
Obs.: Não cubra os potes de mousse com plástico para evitar condensação de água.

Mousse de chocolate Nestlé
6 ovos, 11 colheres (sopa) de açúcar, 200 de manteiga, 200g de chocolate em pó, 4 colheres (sopa) de creme de leite, 1 colher (sopa) de Frangelico
Modo de fazer: bater as gemas com 6 colheres (sopa) de açúcar até ficar esbranquiçado. Reservar. Bater as claras em neve e juntar o restante do açúcar. Reservar. Derreter a manteiga com o chocolate em pó e reservar. Junte as gemas ao chocolate, acrescente o creme de leite e o Frangelico e misture bem. Ao final, acrescente delicadamente as claras em neve e leve para a geladeira.

Um comentário:

  1. Oi querida vim conhecer seu cantinho e te convidar para conhecer o meu.Se quiser poderemos ser amigas blogueiras.Uma indica a outra.Assim há mais incentivo.Conheci alguem que gosta tanto de mousse de chocolate quanto minha filha, você.
    Achei que ela era a única fanatica por mousse de chocolate.Mas ainda acho que ela ganha.Ela não come outra mousse, só de chocolate.Beijos.

    ResponderExcluir