quarta-feira, 27 de junho de 2012

Bolo de Santiago

A Patrícia, do Technicolor Kitchen, postou hoje essa receita e a combinação de ingredientes logo me despertou a atenção. Como precisava levar algo para um café-da-manhã no trabalho amanhã, resolvi experimentar a receita. Faz pouco mais de 20 minutos que o bolo está no forno e o perfume toma conta da casa inteira. A receita (daqui) foi a seguinte:

Bolo de amêndoa (Torta de Santiago)

 6 ovos grandes, claras e gemas separadas
 1 pitada de sal
 1 ¼ xícaras (250g) de açúcar cristal
 raspas da casca de 1 laranja
 raspas da casca de 1 limão siciliano
 1 colher (sopa) de Amaretto
 1 colher (chá) de extrato de baunilha
 2 ¼ xícaras (225g) de farinha de amêndoas
 açúcar de confeiteiro para polvilhar
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma redonda desmontável de 28cm de diâmetro (de preferência antiaderente)*.
 Na tigela grande da batedeira, com o batedor de arame, bata as claras e o sal até que picos firmes se formem. Transfira as claras para outra tigela, lave e seque a tigela da batedeira e o batedor. Novamente usando a batedeira, bata as gemas e o açúcar cristal até obter um creme claro e homogêneo. Junte as raspas de laranja e limão, o Amaretto e a baunilha. Acrescente a farinha de amêndoas e bata bem.
 Com o auxílio de uma espátula, incorpore as claras à massa, misturando de baixo para cima – a massa é bem espessa. Despeje na forma preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 40 minutos ou até doure e esteja firme ao toque (faça o teste do palito).
Deixe esfriar completamente na forma, sobre uma gradinha, antes de desenformar.
 Antes de servir, polvilhe com açúcar de confeiteiro – se quiser, corte a cruz de São Tiago em um pedaço de papel manteiga e coloque no centro do bolo antes de polvilhá-lo com açúcar (eu usei um coração).
* fiz 2/3 da receita acima usando uma forma de 20cm de diâmetro, antiaderente) forrei o fundo da forma com um círculo de papel manteiga e untei o papel também. Obs: o bolo é muito mais interessante no quesito cheiro do que na textura ou sabor :-(
Rend.: 10 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário