terça-feira, 20 de novembro de 2012

Bolo de limão

Hoje foi o aniversário de uma pessoa muito querida que não gosta de chocolate. Assim, 85% das minhas concepções para bolo de aniversário estavam descartadas e eu resolvi ir juntando receitas conhecidas e adaptando para criar um bolo de limão adequado à ocasião.
Fiz assim: base da Graziela, recheio da minha cabeça, calda da Flavia Millas e cobertura igual ao recheio. O resultado parece ter agradado à aniversariante. Para uma próxima vez talvez eu fizesse duas coisas diferentes: dobraria a quantidade de suco de limão no recheio e cobriria com chantilly para que ficasse esteticamente melhor.
 
 
 
Fiz assim:
 
Bolo de limão
Massa: 4 ovos, 1 e 1/2 xícara (chá) rasa de açúcar, 1 colher (chá) de essência de baunilha (não usei dessa vez), suco de 1/2 limão (usei apenas as raspinhas), 1 pitada de sal, 1 xícara (chá) cheia de farinha de trigo, 1 xícara (chá) rasa de maizena, 1 colher (sopa) de fermento, 4 colheres (sopa) de óleo vegetal
Modo de Preparo: Separe as gemas das claras. Bata as claras em neve (até ficar bem dura). A seguir, adicione 1/2 xícara (chá) de açúcar e reserve na geladeira. Bata as gemas com 4 colheres (sopa) de água fervente e acrescente aos poucos 1 xícara (chá) de açúcar, a essência de baunilha, o suco de limão, o sal até obter uma massa fofa e clara. Coloque a massa sobre as claras em neve, peneire sobre ela a farinha misturada com a maizena e, por ultimo, o fermento. Incorpore delicadamente todos os ingredientes acrescentando o óleo. Disponha a massa em uma forma redonda (26cm) de aro removível, bem untada ou forrada com papel manteiga também untado (facilita demais). Deixe assar por 30-35 minutos na parte inferior do forno médio pré-aquecido. 
 
Recheio: 1 lata de leite condensado, suco de 1 limão, meia caixinha de creme de leite. Misture tudo em uma tigela e deixe descansar na geladeira.
 
Calda: 1 xícara (café) de açúcar, 4 xícaras (café) d'água, essência a gosto (usei 3 gotas de baunilha). Dissolva o açúcar na água e leve ao fogo. Quando levantar fervura retire, misture a essência e deixe esfriar antes de usar.
 
Montagem: corte o bolo (frio) em 2. Molhe as metades com a calda. Recheie com metade do creme de limão e utilize o restante para cobrir o bolo. Mantenha na geladeira até a hora de servir.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário