quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Rosca de doce de leite e castanha de caju



Estava procurando uma receita de pão gostosa e, quando vi que essa fazia referência ao blog da Patrícia, decidi fazê-la imediatamente e o resultado, como esperado, ficou muito bom! As fotos de celular não fazem jus ao sabor da receita :-(


Rosca de doce de leite e castanha de caju com massa de brioche (adaptada daqui)

250ml de leite morno
20g de fermento biológico fresco
500g de farinha de trigo
75g de açúcar
1 pitada de sal
1 ovo
75g de manteiga, derretida e fria
manteiga derretida para pincelar os brioches - cerca de 1 colher (sopa) (passei gema de ovo e polvilhei castanha de caju picada)

Para rechear: 400g doce de leite cremoso, 150g castanha de caju torrada e picada

Preparo:
Peneire a farinha em uma tigela grande e faça uma cova no meio. Despeje o leite, adicione o fermento esfarelado e uma colher (chá) de açúcar. Misture um pouco com uma colher, umas duas ou três vezes, mas deixe ainda pedaçudinho. Cubra com um pano e deixe fermentar por 15 minutos. Junte os ingredientes restantes (a farinha da tigela, o açúcar, raspas de laranja (obs - opcional; não usei), o sal, o ovo e a manteiga) e misture bem, até a bola de massa se desgrudar da tigela. Se necessário, coloque mais um pouco de farinha evitando excesso para o pão não ficar duro.Cubra e deixe crescer novamente, desta vez por 45 minutos. A massa quase dobra de volume. Misture novamente e coloque a massa numa superfície enfarinhada. Abra a massa em um retângulo, recheie com o doce de leite, coloque a castanha de caju e entole como rocambole. Depois, modele como uma rosca. Coloque numa forma untada e enfarinhada. Pincele a manteiga (eu passei as gemas e polvilhei castanha de caju picada) e leve ao forno pré-aquecido até dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário