domingo, 16 de dezembro de 2012

Produção da semana

Final de ano invariavelmente corrido, não ando com muito tempo para a cozinha, infelizmente.
Nesta semana que passou foram basicamente coisas para as festas de confraternização:



1. Farofa de arroz 7 grãos (do site Rainhas do Lar):
Cozinhei meio pacote de Ráris 7 grãos em água e sal por 30 minutos. Escorri e reservei. Numa panela derreti 100g de manteiga e fritei 250g de linguiça (era para ser defumada, mas acabei usando a Guanabara da Sadia mesmo). Juntei uma cebola pequena, pimenta (era para ser calabresa mas eu só tinha do reino) e 2 dentes de alho picados e deixei refogar bem. Depois adicionei 3 ovos, deixei começar a endurecer e então mexi. Quando os ovo estavam cozidos juntei 1 xícara de castanha de caju picada e torrada, o arroz reservado e 1 xícara de farinha de mandioca. Misturei bem e tirei do fogo (era para ter juntado cheiro-verde, mas eu não tinha).

2. Pavê da Andréa W (receita de uma amiga querida, que levou para uma festinha e fez um super sucesso): 
Fiz um brigadeiro mole com 1 lata de leite condensado, meia lata de leite de vaca, 1 gema e 3 colheres de chocolate em pó. Quando deu o ponto, tirei do fogo e coloquei em um pirex. À parte bati a clara em neve com 3 colheres (sopa) de açúcar e juntei depois 250g de creme de leite batido (usei o fresco, mas a Andrea fez com o de lata sem soro e ficou muito - MUITO - melhor). Cobri o brigadeiro com este creme e levei ao congelador.

3. Pequenas bruschettas doces
Este foi um improviso para um café da manhã que carecia de bolo, muffin ou qualquer coisa que adoçasse o paladar (e o coração também): cortei fatias de pão australiano e cobri algumas com geléia de uvaia e outras com doce de leite pastoso. Coloquei por cima de algumas castanha de caju torrada e picada e levei as bruschettinhas ao forno apenas para secarem um pouco. Retirei e servi (e parece ter dado certo, pois nem deu para tirar foto :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário