sábado, 1 de dezembro de 2012

Receitas da Nigella


Eu vi essa receia originalmente num livro excelente da Nigella (Nigella Bites). Já fiz as duas e adorei. Os textos foram reproduzidos de outros sites: o da Mozzarella daqui e o do brownie eu não lembro mais :-(

Mozzarella in carrozza
6 fatias de pão de forma macio (retire as cascas)
1 bola de mozarela fresca do tamanho de um punho, cortada em fatias  (geralmente uso quejo minhas meia cura, mas pode ser qualquer queijo que derreta bem)
 ½ xícara (120ml) de leite integral
 3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
 1 ovo
 sal e pimenta do reino moída na hora
 ½ xícara (120ml) de azeite de oliva comum

Monte sanduíches com o pão e a mozarela, deixando uma margem sem recheio. Aperte-as bem com os dedos para selar o recheio dentro do pão (uma das vantagens de se usar o pão de forma macio é conseguir amassar bem uma fatia com a outra, fechando os sanduíches direitinho). Coloque o leite numa tigela, a farinha em outra e o ovo numa terceira. Bata o ovo e acrescente o sal e a pimenta. Aqueça o azeite numa frigideira em fogo médio. De maneira bem rápida, mergulhe os sanduíches, um a um, no leite, em seguida passe-os pela farinha. Por último, pelos ovos batidos – o segredo aqui é ser bem ligeirinho, caso contrário o pão vai ficar ensopado. Frite cada sanduíche no azeite até dourar e ficar crocante nos dois lados. Corte ao meio e sirva.


Brownie de chocolate da Nigella:
Ingredientes:
350g de chocolate meio-amargo
100g de gotas de chocolate ao leite
100g de gotas de chocolate branco
375g de manteiga
4 ovos
1 colher (sopa) de essência de baunilha
225g de farinha
1 colher (chá) de sal
350g de açúcar

Modo de preparo:
Em uma panela funda, derreta o chocolate meio amargo e a manteiga. Tire do fogo para adicionar os quatro ovos sem cozinhá-los. Adicione um de cada vez, misturando bastante. Retorne a panela ao fogo, adicione a essência de baunilha e o sal. Em seguida, coloque o açúcar, a farinha e as gotas de chocolate. Coloque a mistura em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Vinte e cinco minutos devem ser suficientes, mas fique de olho pois o tempo de cozimento varia de acordo com o forno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário