sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Farofa gostosa e lombo

O post de hoje vai sem foto, porque eu me esqueci. Hoje foi o chá de fralda de uma amiga querida e organizamos um almoço para comemorar: arroz branco, lombo assado, farofa deliciosa e salada. A farofa é de uma receita do adorado caderninho da minha mãe:

Farofa gostosa   
1 pacote de biscoito cream cracker bem socado até o ponto de farinha (bati no liquidificador), 4 colheres de sopa de manteiga ou margarina, 3 ovos cozidos e picadinhos,150 g de ameixas pretas picadinhas,1 caixa de passas,1 cenoura bem grande e fresca ralada, 2 bananas prata picadas em pedacinhos,1 cebola ralada,sal,salsa,cebolinha verde,farinha de mesa, queijo parmesão ralado.
      Doure a cebola e a cenoura em 3 colheres de sopa de manteiga,acrescente a ameixa, passas e refogue bem, adicione a banana e torne a refogar,sempre mexendo; adicione a farinha de biscoito com um pouco de farinha de mesa até obter uma farofa úmida. Prove o sal, junte salsa picadinha,ovos cozidos picadinhos,mais uma colher de manteiga e 3 a 4 colheres de queijo parmesão ralado. Misture bem e sirva. Obs: a banana e o ovo são opcionais.

Lombo assado
Temperei 2 kg de lombo com a seguinte marinada: 2 limões batidos no liquidificador, 4 dentes de alho, 1 cebola pequena, 2 folhinhas de louro, 400 ml de água, 1 colher (sobremesa) de sal, pimenta do reino moída a gosto. Depois de 4 horas no tempero, levei ao fogo em uma panela com óleo e fui deixando dourar e pingando água até que estivesse bem cozido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário