quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Pão de queijo

Fiz para o café da manhã de hoje no trabalho uma receita de pão de queijo, algo adaptada daqui. Eu me esqueci de colocar sal, mas só me dei conta depois de assados... ainda assim ficou com o suave e muito discreto sabor salgado do queijo utilizado.
A minha receita já adaptada eu fiz assim:

Pão de queijo

250g polvilho doce
250g polvilho azedo
250 g de queijo Minas meia-cura (usei Boa Nata)
300 ml de leite;
3 ovos;
100g de manteiga;
meia colher de sobremesa de sal (eu esqueci)

Modo de fazer:
Peneire o polvilho numa bacia plástica que caiba os ingredientes e permita a mexedura. Meça o leite, a manteiga e o sal, aqueça-os até que a manteiga esteja totalmente derretida e o leite numa temperatura em torno de 90°C (pode-se abrir fervura).
Adicione o leite (com a manteiga e o sal) sobre o polvilho, mexendo lentamente.
Depois de escaldado, deixe que esta mistura resfrie um pouco (em torno de 15 minutos) e adicione os ovos. Esfarinhe a massa com as pontas dos dedos e sove muito bem. A massa deverá ficar maleável e uniforme, adicione o queijo (previamente ralado) e regule o ponto com um pouco de leite ou polvilho quando necessário.

Adição da Ricota com Ervas Finas: para recheio com a ricota, a mesma deverá ser macia e firme o suficiente permite o manuseio de pequenas porções o suficiente para introduzí-las na quantidade massa do pão de queijo (não usei recheio).   

Molde sob formato de bolinhas no tamanho que preferir, recheie com a ricota com ervas finas  e leve ao forno previamente aquecido (a massa fria não gruda nas mãos).

O tempo para assar o pão de queijo fresco (que não esteja congelado) normalmente é 25 a 30 minutos, sob forno previamente aquecido, que não deve ser aberto até o ponto final. O pão de queijo congelado, necessita de 40 a 50 minutos para assamento.

Vi algumas dicas interessantes no site de onde tirei a receita:

Dicas:
. Use um queijo com sabor autêntico, como um Minas Curado ou um bom Parmesão, afinal de contas pão de queijo tem que ter queijo, né verdade?

. Deixe o polvilho escaldado esfriar, e somente depois adicione os ovos.

. Pré aqueça antecipadamente o forno para assar o seu pão de queijo.

. Caso queira inovar, adicione um pedacinho de Gorgonzola, ficará "bão demais". Bacon moído, alho, cheiro verde também dão um delicioso pão de queijo. Faça um festival em casa! 

. Para completar, coe um cafezinho e saboreie seu pão de queijo com um também autêntico requeijão de barra, também das Minas Gerais.

Vi também, em outro site, uma sugestão interessante: rechear as bolinhas ainda cruas com cubinhos de goiabada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário