terça-feira, 12 de março de 2013

3 receitas sem fotos

Porque os dias andam corridos, mas a vontade de cozinhar só faz aumentar =)


1. Focaccia (daqui)
Ingredientes
300ml de água morna
1 ½ colher de chá de fermento biológico seco
500g farinha de trigo branco, mais extra para polvilhar
1 ½ colher de chá de sal
3 colheres de sopa de azeite de oliva, mais extra para untar
azeite extra-virgem,
sal marinho grosso
2 raminhos de alecrim, rasgado em pedaços pequenos
Modo de fazer: Despejar um pouco da água morna em uma tigela pequena. Adicionar o fermento e misturar com os dedos. Deixar o fermento durante cinco minutos para amolecer e dissolver.
Misturar a farinha e o sal em uma tigela grande.
Fazer um buraco no centro da mistura de farinha e sal. Verter a mistura de fermento e água para dentro do buraco, juntamente com o azeite. Misturar bem. Gradualmente adicionar o restante da água morna até obter uma massa pegajosa.
Transferir a massa para uma superfície enfarinhada. Reunir todos os pedaços soltos. Sovar a massa por cerca de 10 minutos, adicionando um pouco de farinha extra, se necessário, até a massa não grudar mais na sua mão. Para ver se ele está pronto, você pode realizar o teste de estiramento: retirar um pedaço de massa, deve ser elástico o suficiente para não quebrar rapidamente quando esticada.
Sovar a massa e acondicionar em uma tigela de óleo; cobrir com um filme plástico ou oleado e deixar em um lugar quente para crescer até dobrar de tamanho - cerca de 1 hora e meia, dependendo da temperatura ambiente.
Depois amasse novamente por mais dois minutos.
Deixar repousar novamente, mas apenas durante 5-10 minutos.
Modelar a massa, colocando em uma assadeira rasa, usando as mãos para espalhar a uma profundidade de cerca de 1,5 cm; depois deixe a subir novamente, coberta com uma toalha de chá, até dobrar de tamanho - o que levará aproximadamente 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Criar um efeito de ondulações (empurrando os dedos suavemente para dentro da superfície da massa). Regue uma quantidade generosa de azeite extra-virgem uniformemente sobre a massa. Polvilhe com o sal do mar e colocar os pedaços pequenos de alecrim na massa.
Assar por 25-35 minutos ou até que o topo esteja dourado. Servir.

2. Brioches (daqui)
80g de manteiga amolecida
350g de farinha de trigo
2 gemas de ovos
140 ml de leite morno
3 colheres de sopa de açúcar
1 pacote de fermento açúcar de baunilha
10g fermento biológico desidratado
Um pouco de leite adoçado para pincelar

Preparo
Em uma tigela, despeje um pouco de leite quente e fermento e uma colher de sopa de açúcar. Cubra com um pano e deixe espuma 10 minutos. Adicione os ingredientes restantes e sove por cerca de 10 minutos. A massa deve ficar macia, úmida, e não rasgar. Se necessário, adicione a farinha ou água morna para ajustar a textura.
Peça uma tigela limpa, cubra e deixe crescer em local aquecido na casa (ou forno de temperatura mínima porta entreaberta). A massa deve dobrar de volume (cerca de 1:30).
Para moldar. Desgaseificação a massa, e separá-la em vários pedaços Espalhada pouco. Com um cortador de massa (ou um copo como eu), discos de corte. Tome 3 discos, que cambaleou rolá-los juntos, e cortado em dois: Você recebe flores! Então, tem um papel de pergaminho plana sem cola também.
Deixe crescer cerca de 1:30, coberta com um pano em um lugar quente. A massa deve dobrar de volume novamente. Retire a escova de um pouco de leite sobre a superfície, ou manteiga derretida.
Coza 25 minutos a 180 °.

3. Frango enrolado com bacon e ameixa (daqui):

4 coxas de frango, 150g bacon defumado, 100g ameixas secas, curry a gosto, sal e pimenta a gosto óleo a gosto

Vegetais ao forno: 300g batata, 300 g cenoura, 300 g pimentões de várias cores, sal e pimenta a gosto, azeite a gosto, tomilho a gosto, pimenta a gosto, páprica picante em pó a gosto, gergelim a gosto, azeite de ervas a gosto

Preparo: Desosse as coxas de frango. Coloque uma fatia de bacon e logo outra fatia em cruz. Coloque uma coxa e recheie com a ameixa seca e o curry, tempere com sal e pimenta e enrole com o bacon. Prenda com um palito. Sele na frigideira com azeite e leve ao forno a 180 ºC por vinte minutos para terminar o cozimento.

Vegetais ao forno: corte os vegetais (a batata, a cenoura e os pimentões) como desejar e coloque num recipiente. Tempere com sal, pimenta e azeite. Misture e coloque numa forma. Leve ao forno a 180 ºC por trinta minutos.

Montagem: coloque numa travessa as coxas recheadas com a guarnição de vegetais. Decore o prato com azeite de ervas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário