domingo, 12 de maio de 2013

Pão de semolina

Ainda em fase de preparo; vamos ver no que vai dar... Tirado do site Caldeirão das bruxas (e discretamente adaptada):


Pão de semolina e cerveja Jamie Oliver

Ingredientes
10 g de fermento biológico seco (ou 15 g do fresco)
1 colher (sopa) de açúcar ou mel
350 ml de cerveja em temperatura ambiente - usei Skol
250 g de farinha de trigo branca
250 g de semolina
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (sopa) de azeite

Preparo
Dissolva o fermento no açúcar ou mel, acrescente metade da cerveja (150 ml) e dissolva a mistura com uma colher. Se estiver usando fermento seco, aguarde uns 5 minutos. Se usar o fermento fresco, espere 30 minutos para levedar.

Coloque a farinha de trigo, a semolina e o sal em um recipiente grande (ou faça um monte sobre uma bancada com um buraco no centro, como se fosse um vulcão). Despeje o levedo, misturando com a mão. Acrescente aos poucos o restante da cerveja. Mexa como se a sua mão fosse uma pá até a massa ficar elástica.

Despeje sobre a bancada levemente enfarinhada para trabalhar a massa por uns 15 minutos. Caso seja necessário, acrescente mais farinha de trigo sempre AOS POUCOS para não passar do ponto e endurecer demais. Um bom truque é untar as palmas da mão com azeite para evitar enfarinhar demais.

Ao fim desse processo, forme uma bola com a massa e coloque-a em uma vasilha untada com azeite. Cubra com um pano e deixe crescer em lugar quente e sem vento até dobrar de volume (mais ou menos 1 hora).

Passado esse tempo, enfarinhe novamente a bancada, despeje a massa, apertando para retirar todo o ar. Molde o pão no formato desejado. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada.

Obs.: Nessa sugestão fiz um rolo de uns 25 cm de comprimento com a massa, dei uns cortes na diagonal e salpiquei semolina na superfíce para ficar com aspecto rústico.

Novamente cubra com um pano e deixe mais uma vez crescer em lugar quente e sem vento. Pré aqueça o forno a 230 graus. Leve para assar de 25 a 30 minutos nessa temperatura. Aumente para 280 graus e deixe até formar uma casquinha dourada e crocante. Desligue o forno e deixe o pão lá dentro por uns 5 minutos. Retire da assadeira e coloque sobre uma gradinha até esfriar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário