quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Adoçando os dias

Uma conjuntivite muito chata me afastou do trabalho por alguns dias e me sobra muito pouco a fazer além de computador e livros, descontando o desconforto para ler. Mas quando fico em casa a cozinha me chama, praticamente me intima a comparecer por lá...
Dessa forma hoje eu fiz palha italiana branca (sem chocolate) e um pavê de amendoim. Em relação a este, vale uma pequena história: era das sobremesas preferidas que minha mãe fazia quando eu era criança, e eu me lembro de ter nos meus planos "para quando fosse gente grande" fazê-la muitas vezes. Só que a mistura creme de leite + manteiga + amendoim da receita de minha mãe tem conflito de interesse significativo com a minha formação médica e eu resolvi adaptar para uma nova combinação um pouquinho menos rica em colesterol.
Ficaram assim:
E eu fiz desse jeito:

Palha italiana branca: Levar ao fogo baixo 1 lata de leite condensado e 1 colher (sobremesa) de manteiga, mexendo sempre até soltar do fundo da panela. Retirar do fogo, juntar 1 pacote de biscoito maizena picado e colocar em pirex untado até esfriar. Cortar em quadradinhos, passar no açúcar e guardar em pote fechado.

Pavê de amendoim: Fazer um creme com meia lata de doce de leite, uma caixinha de creme de leite e 100g de amendoim (sem pele, sem sal, torrado e moído). Dispor num refratário em camadas, alternando com biscoito maizena umedecido em leite (usei um pouco menos de meio pacote de biscoito maizena). Depois da última camada de creme, enfeitar com amendoim e levar à geladeira.

 Porque dá uma vontade danada de adoçar os dias de quem adoça os meus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário