sábado, 9 de novembro de 2013

Crumble de banana

Crumble é uma torta invertida: recheio por baixo, massinha por cima. O preparo da massa não demora muito e ela pode ser feita em quantidade maior que a necessária e congelada para sobremesas rápidas.
O recheio pode ser feito com diversas frutas: banana, maçã, pera, morango, etc (ou mesmo misturas delas) e, na massinha, diferentes frutas secas podem ser adicionadas.
Eu fiz assim:



Crumble de banana

Massa: 200g de farinha de trigo, 100g manteiga (fria e sem sal), 6 colheres (sopa) de açúcar.
Misture todos os ingredientes no processador, usando apenas a função "pulsar", até obter uma farofa grossa. Reserve na geladeira.
Para o recheio de banana: para 1 porção individual, usei 2 bananas prata pequenas picadas em rodelas, 1 colher (café) de maizena, 1 colher (sopa) de açúcar misturado com canela, 1 colher (sopa) suco de limão.
Misture todos os ingredientes do recheio. Coloque em forminhas de porcelana individuais (ramequins) untados com manteiga, cubra com uma camada de massa e leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 25 minutos (até dourar levemente em cima). Sirva puro ou com uma bola de sorvete de creme ou iogurte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário