terça-feira, 20 de maio de 2014

Pain au chocolat

Uma prima querida veio nos visitar e eu resolvi fazer para ela pain au chocolat, empolgada com a recente compra de chocolates Callebaut em bastão, próprios para forno (deliciosos).
A receita veio do livro Les Basiques du Boulanger, mas eu adaptei - achei a quantidade de manteiga solicitada excessiva e usei menos de metade. Gostei do resultado; se fizer novamente, será com essa quantidade reduzida de manteiga.



Pain au Chocolat (massa de croissant)
500g farinha de trigo, 1 colher (chá) de sal, 30g açúcar, 150ml leite morno, 150 ml água morna, 10g fermento biológico seco, 1 colher (sopa) de manteiga.
Para folhar: 200g manteiga sem sal.
Recheio: 36 bastões de chocolate Callebaut

Dissolver o fermento no leite misturado com a água, acrescentar o açúcar, o sal, a manteiga e no final a farinha e sovar bem. Deixar crescer por 1h. Colocar a massa na geladeira e deixar descansar por pelo menos 4h. Abrir a massa, distribuir os 200g de manteiga "em fatias", dobrar ao meio e depois em 3. Repetir o processo mais 3 vezes. Deixar descansar na geladeira por 20 minutos.
Retirar, cortar a massa em retângulos, rechear com os bastões de chocolate, fechar, pincelar com gema de ovo e assar em forno médio pré-aquecido por cerca de 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário