sexta-feira, 10 de julho de 2015

Pãozinho Botucatu

Essa é do caderno de receita da minha mãe, tesouro precioso. A tia que anotou a receita infelizmente não está mais entre nós, mas também gostava bastante de cozinha e teve o cuidado de anotar, ao lado do título da receita, "massa para empanada". Eu sempre usei como massa para cachorro quente de forno. É muito gostosa e rende bastante.

Pãozinho Botucatu
100g fermento fresco para pão (ou 3+1/2 colheres [chá] de fermento biológico desidratado), 1 xícara d'água morna, 4 ovos, 1 xícara de gordura vegetal (eu faço com margarina ou manteiga), 1 copo de leite, 3 colheres (sopa) de açúcar, sal a gosto (cerca de 2 colheres de chá ), farinha de trigo suficiente (cerca de 1 kg).
Dissolver o fermento na água morna, juntar os ovos e bater um pouco, Juntar a gordura (ou margarina) derretida, o leite, o açúcar e o sal. Juntar farinha de trigo suficiente para que fique com consistência elástica para moldar os pães. Deixe crescer por cerca de 90 min, recheie, modele, pincele com gema e leve para assar em forno médio pré-aquecido até dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário