terça-feira, 12 de janeiro de 2016

''Vi essa receita no site Pimenta no Reino e, como nunca me decepcionei com as receitas de lá, resolvi testar - novamente um acerto :-) Fiz pequenas modificações (inclusive a cobertura).

Bolo Nega Maluca (receita original aqui):

Bata no liquidificador: 3 ovos, 3/4 xícara (chá) de óleo vegetal (usei de soja), 1 xícara de água (ou a mesma quantidade de leite de coco - eu usei água), 1 1/2 xícara de açúcar, 1 xícara de chocolate em pó (usei Nestlé) e 1 pitada de sal. Bata bem até misturar tudo. Em uma tigela peneire 2 xícaras de farinha de trigo. Junte aos poucos a mistura batida no liquidificador e misture bem com uma colher ou fouet. Junte 1 colher (sopa) de fermento em pó e misture.
Leve para assar em fôrma untada e enfarinhada em forno pré aquecido (180C) por 40 minutos ou até passar pelo teste do palito. Desenforme morno.

Cobertura: 200g chocolate em barra (pode ser meio amargo ou ao leite ou misturado - usei meio a meio), meia xícara (chá) de leite. Derreta o chocolate no microondas (2 min em potência média), retire e misture bem o chocolate. Cubra o bolo ainda morno com essa calda.


domingo, 10 de janeiro de 2016

Granola caseira

Eu vi essa receita no blog Craftsy, tentei e achei que ficou boa logo de cara  - desde então, tenho variado apenas as frutas oleaginosas (já usei nozes e amêndoas), as secas (já usei tâmara e chips de banana com mel), o mel (já usei xarope de glucose - fica com consistência semelhante, mas bem menos saboroso) e as essências (às vezes uso canela, quero tentar cravo em pó também). Li num artigo no The Guardian que o segredo para fazê-la mais "pedaçuda" é incluir uma clara de ovo, mas aí teria que ser feita no forno e eu ainda não tentei.
De qualquer forma, segue a receita:

Granola

1/4 xícara de óleo vegetal (uso habitualmente o de coco), 1/4 xícara de açúcar (uso o demerara), 3 colheres (sopa) de mel, 15 gotas de essência de baunilha, 3 xícaras de aveia inteira grossa crua, 1 xícara de frutas oleaginosas picadas e torradas (uso castanhas de caju e do Pará), 1/3 xícara de passas sem caroço.
Leve ao fogo os quatro primeiros ingredientes e deixe dissolver até fazer uma calda (mexendo em fogo baixo, com cuidado para não queimar). Junte a aveia e misture sem parar por nove minutos. Junte as frutas oleaginosas e cozinhe por mais um minuto.